O marketing por email é um dos canais mais antigos do mercado e continua sendo uma das maneiras mais eficazes de alcançar seus clientes. Ao aparecer nas caixas de entrada, você pode ficar em primeiro lugar e cumprimentá-las com suas mensagens no momento certo – quando elas estiverem prontas para fazer uma compra.
Mas, como todo o marketing digital, o jogo por email mudou muito nos últimos anos. Vamos dar uma olhada em algumas das maiores tendências de marketing a serem observadas em 2020 , então deixe-me mostrar o que está reservado para e-mail em 2020 e dizer o que você precisa saber sobre esse modo de marketing digital.
1. Chegou a hora de otimizar os dispositivos móveis
Toda a internet cresceu para dispositivos móveis. Isso ocorre porque estamos usando nossos telefones com mais frequência do que nossos computadores de mesa ou laptop atualmente.
Em 2019, 80% das pessoas que usaram a Internet acessaram a partir de um dispositivo móvel . Nos EUA, 63% de todas as visitas ao Google vieram de um dispositivo móvel.
E não são apenas as pesquisas na Internet que acontecem com mais frequência em dispositivos móveis. Quase 42% de todos os emails abertos durante o primeiro trimestre de 2019 foram acessados em um smartphone ou tablet. Tudo isso significa que essa tendência para dispositivos móveis não está indo a lugar algum e você precisa estar pronto para brilhar nessas telas menores.
Quando se trata de email, isso significa:
- Criar um design responsivo que será ajustado para ficar limpo e legível em qualquer tamanho de tela. A seleção de uma plataforma de e-mail que permita o uso de design responsivo é fundamental.
- E lembre-se: envie a si mesmo um e-mail de teste para garantir que tudo fique ótimo tanto no desktop quanto no telefone antes de enviar a correspondência para toda a lista.
2. Listas segmentadas levam a uma maior personalização
A personalização tem sido uma tendência crescente no marketing nos últimos anos.
E isso é porque obtém resultados; as empresas viram as taxas de cliques de email aumentarem quando personalizam as linhas de assunto e o conteúdo do email.
Quando se trata de personalização, você pode usar tags para endereçar e-mails a indivíduos em sua lista de e-mails, mas a segmentação permite que você dê um passo adiante e personalize também o conteúdo dos e-mails.
Ao agrupar seus clientes por atributos e comportamentos passados, você pode enviar a eles mensagens direcionadas com maior probabilidade de compatibilidade com eles.
A personalização é um grande trunfo para e-mails e um motivo importante para segmentar suas listas. Um estudo mostrou que as frases de chamariz personalizadas converteram 202% melhor do que uma frase de chamariz padrão.
Se você tem um grupo de clientes que não compram de você há algum tempo, envie um e-mail para recebê-los com 10% de desconto na próxima compra.
Se você tiver um grupo de pessoas leais, repita os compradores de um determinado produto, envie um e-mail para eles quando tiver um novo produto relacionado, fornecendo uma prévia e oferecendo as primeiras dicas sobre o item.
Ao segmentar suas listas com base nos dados existentes de seus clientes, você pode levar seus esforços de personalização para o próximo nível e chamar a atenção dos consumidores.
3. Email marketing: Não basta vender – agregar valor
Quando algumas pessoas ouvem as palavras “email marketing”, podem pensar em “vender”. Na realidade, porém, as equipes de marketing focadas apenas em fazer a venda em suas mensagens de email estão se machucando.
O email não deve ser reservado para fazer ofertas, anunciar vendas ou tentar vender depois de uma compra recente. Pode ser uma maneira de criar confiança e conquistar clientes em potencial no início de sua jornada.
Ele ajuda você a se manter atualizado com os possíveis clientes que não estão prontos para fazer uma compra e serve como uma maneira de surpreender e encantar seus clientes existentes.
Como seus e-mails podem agregar valor, em vez de apenas vender? Considere montar uma série de e-mails informativos sobre um tópico importante para seus clientes.
Você administra uma empresa de paisagismo?
Crie uma série de e-mails que orientam os leitores sobre como cuidar do gramado de um mês para o outro, desde que fique ótimo no início da primavera, mantenha-o verde e exuberante durante os meses quentes do verão e tome medidas preparatórias para ajudá-lo a sobreviver a um inverno longo e frio.
Ao fornecer orientação, você se estabelece como um especialista do setor – e quem não deseja fazer negócios com uma marca experiente?
Não apenas isso, mas você se transforma em um ouvido compreensivo e um recurso atencioso. Você entende as provações e tribulações que seu cliente pode estar enfrentando e está aqui com soluções gratuitas e sem restrições para os problemas mais prementes.
4. Incorpore vídeo no seu email
Todo mundo está falando sobre marketing de vídeo . Ele tem aumentado em todos os canais de marketing nos últimos anos, e os profissionais de marketing inteligentes estão procurando maneiras de incluir vídeo em qualquer lugar.
O email marketing não deve ser exceção. A incorporação de conteúdo de vídeo em seus e-mails é uma ótima alternativa para mensagens longas e com muito texto. Enquanto as pessoas estão abrindo emails em movimento a partir de seus dispositivos móveis, eles podem não ter tempo para ler um email longo.
Talvez eles estejam dirigindo ou andando de metrô no trajeto matinal. Ou talvez eles tenham apenas um minuto antes de entrar em uma teleconferência ou entrar em uma reunião. Mas eles têm tempo para assistir a uma mensagem de vídeo rápida e de um minuto da sua marca.
Também estamos vendo duas tendências, personalização e vídeo, reunidas na forma de mensagens de vídeo personalizadas para clientes em potencial. As equipes de vendas agora podem criar vídeos para clientes em potencial individuais, abordá-los pelo nome e responder a perguntas específicas.
Essa é uma ótima maneira de se destacar de outras marcas que estão enviando vídeos genéricos ou respondendo às perguntas dos clientes em potencial da maneira tradicional.
5. Email marketing: Conteúdo interativo ganha atenção
Como mencionei acima, os leitores de e-mail de hoje estão em movimento, com pressa e não têm tempo para ler longas mensagens de qualquer marca. Na verdade, eles geralmente não têm tempo para interagir com qualquer tipo de conteúdo genérico ou trivial.
É por isso que o conteúdo interativo pode ajudá-lo a se destacar e ganhar o dia com os consumidores. As marcas agora estão incorporando pesquisas, pesquisas e questionários diretamente em seus e-mails. Embora seu público-alvo provavelmente não tenha tempo para ler um e-mail longo de vendas, ele pode levar um momento para se envolver com um divertido questionário de marca.
Os profissionais de marketing também estão usando conteúdo interativo no e-mail para facilitar que os clientes existentes deixem comentários e críticas.
Embora os clientes satisfeitos possam não ter tempo para procurar sua empresa no Yelp, no Google Meu Negócio ou no Facebook para deixar uma palavra positiva, se você entrar em contato com um link que facilita a redação de um comentário em sua plataforma de escolha, você dirige mais deles para dizer algo agradável sobre você.
Só porque o marketing por email existe há algum tempo, não significa que seja menos eficaz do que outros canais de marketing.
De fato, quando você aplica algumas das tendências mais amplas de marketing à sua estratégia de email existente, pode sobrecarregar seus esforços e ganhar nova atenção para sua marca.
Quer aprender mais sobre email marketing?
Acho que antes mesmo de todos esses passos, você precisa de um direcionamento e de um professor te falando O QUE fazer e COMO fazer, ou seja, o passo a passo de um método já testado e comprovado que funciona.
Eu indico pra você o treinamento a seguir: Remunera 365